Ponto de vista: “E agora, José?”


Redação Binóculo Cultural

Observando o mosaico de informações que selecionamos através de redes sociais, twittes ou publicamos no blog nos últimos dias, não é difícil perceber que há uma significativa transformação em curso no mercado cultural brasileiro. Agora, os profissionais, produtores, artistas, patrocinadores, gestores públicos estão sendo provocados a saírem do lugar comum revendo posicionamentos viciados e dependentes de recursos públicos mal empregados.

Sem dúvida, o mercado cultural brasileiro precisa sair da “adolescência”, ter mais cuidado e atenção ao que chamamos patrimônio cultural nacional, correr riscos com mais responsabilidade, superar as dependências, resolver polêmicas quanto aos programas municipais, estaduais e federais de incentivo à cultura. E, além disso, questões relativas às tecnologias de informação e comunicação têm sido cada vez mais impactantes e, muitas vezes, determinantes para as saídas criativas e estratégicas de sobrevivência dos artistas. Leiam com bastante atenção notícias dessa última semana, todas elas indicam tendências sobre as mudanças que estão em curso.

Agora, “José”, é entender o que está por vir e agir, senão...


*Ponto de vista é uma pequena amostra do que chamamos análise de cenários construída a partir do monitoramento de mercado. Saiba mais em nosso site.

Postagens mais visitadas deste blog

Rio CVB lança novo website com tradução para mais de 60 idiomas

O Brasil do "cortem-lhe a cabeça"! - Eleições 2016

Eletrônicos dos Sonhos para o Natal 2020